[GUIA] - Aprenda a jogar CS GO- Competitivo

Guia do novato - O modo competitivo de CS:GO

Guia do novato - O modo competitivo de CS:GO
Talvez você, como muitos, tenha medo de jogar o modo competitivo de "CS:GO", achando que irá enfrentar jogadores estupidamente habilidosos e que possuem táticas mirabolantes que simplesmente irão destruir você e a sua equipe até você sentir vontade de desinstalar o jogo. Não é bem assim que funciona: haverá novatos, assim como você, em ambas as equipes. Aqui, você irá receber algumas dicas sobre o modo competitivo do "CS:GO", dadas por alguém que começou a jogá-lo recentemente.

1 - Não tenha medo.

Como dito antes, o modo competitivo começa bastante similar ao casual. Você não enfrentará ninguém muito melhor do que você na esmagadora maioria das vezes, já que os jogadores são divididos devido ao seu nível de habilidade. Isso mesmo: assim que começar a jogar o modo competitivo, seus aliados e oponentes serão:
- Novatos, como você.
- Ruins, que jogam há algum tempo e não conseguiram subir muito na classificação.
Por isso, vá sem medo, jogue e vença!

2 - Se comunique com o seu time.

Diferente do modo casual, no modo competitivo somente o seu time pode ouvir o que você fala. Se tiver um microfone, use e abuse dele, dando as informações sobre localização, quantidade e equipamento dos inimigos, quando souber. Se você morrer antes do seu time, fale tudo o que você viu de relevante na câmera do pós-morte: quantos inimigos passaram, quantos você enfrentou, para onde eles foram exatamente ou para onde você acha que eles foram.
Todas essas informações podem ajudar o seu time a se organizar e vencer a rodada. Além disso, é através da comunicação que a equipe monta suas estratégias. Definir quem vai "A", "B" ou meio, e a quantidade em cada lugar, pode te fazer vencer uma rodada - e esteja aberto a mudar de tática durante uma rodada. Se perceber que o time inimigo está fortemente presente em um lado o mapa, adapte-se a isso!
Equipe bem coordenada
Exemplo de equipe bem coordenada.

3 - Pense antes de gastar.

Diferente do modo casual, no modo competitivo o dinheiro vale mais, já que você precisa comprar mais coisas. Por exemplo: o colete e capacete não virão automaticamente, você precisará desembolsar 1.000 unidades de dinheiro para ter o kevlar + capacete. Às vezes, compensa escolher uma arma mais barata - ou até mesmo ir com a pistola inicial e algumas granadas - para ter mais dinheiro na próxima rodada e garantir uma arma um pouco mais custosa.
Por isso, o planejamento a longo prazo tem que existir, sempre. É arriscado gastar todo o seu dinheiro em uma só rodada, pois se você morrer, perderá as armas e terá de se garantir com uma não tão boa assim.

4 - Mire com cuidado!

No modo competitivo, o fogo amigo está LIGADO! Isso significa que você pode ferir os seus aliados! Então nada daquelas brincadeiras do modo casual, de ficar esfaqueando os companheiros no começo da partida. Se você o fizer, eles perderão vida e o seu time já começará na desvantagem. E, durante o jogo, tome cuidado ao passar na frente de seus companheiros, sobretudo dos snipers, pois eles podem iniciar uma troca e atingir você por engano. Da mesma forma, cuidado quando for atirar em conjunto com seu aliado. Se ele passar na sua frente, você irá acertá-lo!

5 - Escolha apenas os mapas que você conhece bem.

Você pode escolher apenas os mapas que você quer jogar, antes de iniciar a fila. Por isso, certifique-se de escolher apenas aqueles que você domina ou que tem um conhecimento básico. Escolher um que você nunca jogou é arriscado. Então pratique até se sentir confortável para jogar contra pessoas que tenham aquele mapa como seu habitat natural - porque é isso o que você irá enfrentar de verdade.

6 - Esteja preparado para os boludos.

Pela proximidade geográfica, diversos argentinos - e também pessoas de outras nacionalidades - vem jogar em nosso servidor. Não discrimine-os por falarem espanhol! As línguas são muito parecidas e você conseguirá, sim, se comunicar com eles, sobretudo devido ao formato da comunicação. "Sniper A!" não é uma mensagem particularmente difícil, e eles são jogadores tão capazes quanto você - às vezes até mais. Apenas evite chamá-los de boludo e ficará tudo bem; boludo é um termo usado majoritariamente de forma ofensiva.

7 - Aproveite o tempo livre.

Após ganhar algumas partidas competitivas, você eventualmente será suspenso das filas competitivas por várias horas, enquanto o servidor calcula a qual grupo de habilidade você pertence. Isso ocorre para que você não enfrente jogadores abaixo do seu nível de habilidade - e isso também é uma via de mão dupla. Lembra do primeiro ponto, sobre não ter medo? Aqui é a razão dele: jogadores mais habilidosos que você serão movidos para divisões acima da sua e dificilmente irão te enfrentar. Uma boa dica para o tempo suspenso é ir fazer alguma outra coisa, talvez focar em um projeto pessoal referente a estudos ou trabalho, ou mesmo passar algum tempo com seus amigos ou família. Mas, para o caso de você simplesmente não aguentar ficar longe do CS, pratique mais, para voltar forte às filas competitivas!
Lembre-se: o modo competitivo é naturalmente mais sério do que o casual - por razões óbvias - mas continua sendo somente um jogo. Não perca noites de sono por causa de uma derrota, nem se ache o maioral por causa de uma vitória. É só um jogo, no final das contas!